terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

FALAR ENQUANTO O IMAM DISCURSA O SERMÃO DE SEXTA-FEIRA.

FALAR ENQUANTO O IMAM DISCURSA O SERMÃO DE...
Marcela Tieppo14 de Fevereiro de 2012 13:16
FALAR ENQUANTO O IMAM DISCURSA O SERMÃO DE SEXTA-FEIRA (POR FAVOR LEIAM E REPASSEM)

PERGUNTA: Vou à oração do Jumu'ah, mas toda vez que eu entro no salão de oração da mesquita, eu digo "salam" e os outros adoradores retornam a saudação, mesmo aqueles que estão lendo o Alcorão. Quando a Khutbah começa, alguns fiéis chegam e dizem "salam", e o Imam retorna a saudação em voz baixa. Isso é permitido?

RESPOSTA: Louvado seja Allah.

Aqueles que atendem a oração do Jumu'ah deveriam ficar quietos e ouvir atentamente ao Imam quando ele está pregando. Não é permitido falar com os outros, mesmo que seja para dizer-lhes para ficarem quietos. Quem faz isso se envolveu em conversa fiada (laghw), e quem se envolve em conversa fiada, a sua oração Jumu'ah não conta.

Foi narrado de Abu Hurayrah que o Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Se você diz ao seu companheiro, quando o Imam esta a pregando na (oração de) sexta-feira, 'Fique quieto e ouça', você se envolveu em conversas fúteis" (narrado por al-Bukhari, 892, Muslim, 851).

Esta proibição também se aplica a responder a uma pergunta sobre o Islã, deixe de lado qualquer outro tipo de discurso que tem a ver com questões mundanas.

Foi narrado que Abu’l-Darda’ disse: "O Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) sentou-se no mimbar e dirigiu-se ao povo, e ele recitou um versículo. Ubayy ibn Ka'b estava perto de mim, então eu disse-lhe: 'Ó Ubayy, quando foi revelado este versículo?' Mas ele recusou-se a falar comigo, então eu perguntei a ele novamente e ele recusou-se a falar comigo, até que o Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) desceu (do minbar). Então Ubayy me disse: 'Você ganhou nada do seu Jumu'ah exceto conversa fiada'. Quando o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) tinha terminado (a oração), eu fui até ele e disse-lhe (o que tinha acontecido). Ele disse: 'Ubayy estava certo. Quando você ouvir seu Imam discursando, em seguida, fique quieto e ouça atentamente até que ele tenha acabado'" (narrado por Ahmad, 20780, Ibn Maajah , 1111; classificado como saheeh por al-Busayri e al-Albani em Tamaam al-Mannah, p. 338).

Isto indica que é obrigatório permanecer em silêncio e escutar com atenção, e que é proibido falar enquanto o Imam está proferindo a Khutbah na sexta-feira.

Abd Ibn al-Baarr disse: "Não há divergência entre os fuqaha de todas as regiões que é obrigatório permanecer em silêncio e escutar com atenção a Khutbah, para aqueles que a ouvem" (Al-Istidhkaar, 5/43).

Alguns deles tinham um parecer estranho e disseram que não é obrigatório, mas não temos nenhuma evidência para apoiar seu ponto de vista.

Ibn Rushd, disse, sobre a decisão de permanecer em silêncio e escutar com atenção a Khutbah: "Com relação aos que não consideram como obrigatório (permanecer em silêncio), eu não sei que eles tenham qualquer argumento, exceto a sugestão de que o fato de ser obrigatório (permanecer em silêncio) parecer contradizer o verso (interpretação do significado): 'E quando for lido o Alcorão, escutai-o e calai (al-A'raaf 7:204)' - ou seja, que não é obrigatório permanecer em silêncio para nada, exceto o Alcorão. Há alguma fraqueza neste argumento, e Allah sabe melhor. É muito provável que este hadith não chegou até eles" (bidaayat al-Mujtahid, 1/389).

Uma exceção é feita no caso de falar com o Imam, ou o Imam falar aos fiéis por algum motivo importante.

Foi narrado que Anas ibn Malik disse: "As pessoas foram atingidas por uma seca na época do Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), e enquanto o Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava proferindo a Khutbah em uma sexta-feira, um beduíno levantou-se e disse: 'Ó mensageiro de Allah, a nossa riqueza foi destruída e as nossas crianças estão morrendo de fome. Reze para Allah por nós' Então, ele levantou as mãos (e fez du'aa '). E choveu naquele dia e no próximo e no próximo e no próximo, até a sexta-feira seguinte, quando aquele beduíno - disse ele, ou outra pessoa - se levantou e disse: 'Ó mensageiro de Allah, nossas casas foram destruídas e nossa riqueza afogada. Reze para Allah por nós' Então, ele levantou as mãos" (narrado por al-Bukhari, 891; Muslim, 897).

Foi narrado que Jaabir ibn ‘Abd-Allaah disse: "Um homem veio, enquanto o Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) estava discursando para as pessoas na sexta-feira, e ele [o Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) ] disse: 'Você já orou, Ó Fulano' Ele disse: 'Não' Ele disse: 'Levante-se e reze duas rak'ahs'" (narrado por al-Bukhari, 888; Muslim, 875).

Quem cita estes ahadith como prova de que é permitido para os adoradores falarem uns com os outros e que não é obrigatório permanecer em silêncio, não é correto.

Ibn Qudaamah disse: "O que eles citam como prova pode ser entendido como estar referindo-se apenas a quem fala com o Imam ou a quem o Imam fala, porque isso não distrai ninguém de ouvir a sua Khutbah. Por isso, o Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) lhe perguntou: 'Você já orou?' E ele respondeu, e 'Umar fez uma pergunta a Uthmaan, quando ele entrou enquanto ele (Uthman) estava pregando, e ele respondeu. Assim, devemos entender esses ditos desta forma, a fim de conciliar os ditos. Não é correto fazer uma analogia com qualquer outra coisa, porque quando o Imam fala, ele interrompe sua Khutbah, então ele não está falando com outra pessoa durante o Khutbah, ao contrário de quando os outros falam durante a Khutbah (al-Mughni, 2/85).

Com relação a dizer Yarhamuk-Allah (que Allah tenha misericórdia de você) para quem espirra ou retornar o "salam", enquanto o Imam está proferindo a Khutbah, os estudiosos divergiram sobre isso. Al-Tirmidhi disse em seu Sunan, seguindo o hadith de Abu Hurayrah, "Se você diz ao seu companheiro ...":

Eles diferem sobre retornar o "salam" ou dizer Yarhamuk-Allah (que Allah tenha misericórdia de você) para quem espirra. Alguns estudiosos concederam uma concessão que permite retornar o "salam" e dizer Yarhamuk-Allah (que Allah tenha misericórdia de você) para quem espirra, enquanto o Imam está proferindo a Khutbah. Esta é a visão de Ahmad e Ishaaq. Mas alguns dos estudiosos entre os Taabi'een e outros consideram que é makrooh (desaconselhável). Esta é a opinião de al-Shaafa'i. Ele diz em Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah (8/242): "Não é permitido dizer 'Yarhamuk-Allah' (que Allah tenha misericórdia de você) para quem espirra ou para retornar o "salam", enquanto o Imam está proferindo a Khutbah, de acordo com a opinião correta acadêmica, pois ambos envolvem falar, o que é proibido quando o Imam está proferindo a Khutbah, por causa do significado geral do hadith".

Ele também diz (8/243): "Não é permitido para aquele que entra (na mesquita), enquanto o Imam está proferindo a Khutbah na sexta-feira, se ele pode ouvir a Khutbah, cumprimentar as pessoas na mesquita, e aqueles na mesquita não devem retornar a sua saudação, enquanto o Imam está proferindo a Khutbah".

E disse (8/244): "Não é permitido falar, enquanto o Khateeb está proferindo o sermão de sexta-feira com exceção de um que fala com o Imam por uma razão importante".

Shaykh Ibn ‘Uthaymeen disse: "É haram oferecer o salam durante a Khutbah de sexta-feira, pois isso não é permitido para quem entra na mesquita, enquanto o Imam está proferindo a Khutbah oferecer o salam, e também é haram devolver o cumprimento" (fataawa Ibn ‘Uthaymeen, 16/100).

Shaykh al-Albani disse: "Se alguém diz 'Fique quieto!' Isso não é considerado como conversa fiada (laghw) a partir de um ponto de vista lingüístico, porque vem sob o título de ordenar o que é bom e proibir o que é mau. No entanto, o Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) chamou isto de laghw e o considerou não permitido. Isto vem sob o título de dar prioridade ao que é mais importante (ou seja, ficar em silêncio e ouvir a pregação do Khateeb) sobre o que é importante (ou seja, ordena o que é bom durante a Khutbah). Como este é o caso, tudo o que vem sob o título de ordenar o que é bom vem sob a mesma decisão que ordena o que é bom - Então o que é menos importante do que isso? Sem dúvida, nesse caso, é mais adequado que não seja permitido e vem sob o título de laghw (conversa fiada).

Al-Ajwabah al-Naafi'ah, p. 45

Conclusão:

Aqueles que atendem as orações do Jumu'ah tem que ficar em silêncio e ouvir atentamente ao Imam. Não é permitido falar, enquanto o Imam está proferindo a Khutbah, exceto nos casos indicados pela evidência, como falar ao Khateeb ou para responder a ele, ou em casos de necessidade como salvar um homem cego de uma queda e assim por diante.

Cumprimentar o Imam com salaam ou retornar a saudação de quem vem também é abrangido por esta proibição, porque não há concessão permitindo que se possa falar com o Imam, exceto em casos de necessidade, que não inclui dar ou devolver saudações.

Shaykh Ibn 'Uthaymeen disse em al-Sharh al-Mumti’, 5/140: "Não é admissível que o Imam diga qualquer coisa que não sirva para algum propósito, ao contrário, deve ser por uma razão relacionada com a oração ou outros tópicos adequados. Mas se o Imam diz algo que não serve para nada, não é permitido".

Se há uma necessidade, portanto, é admissível. Por exemplo, se um ouvinte não entender algo que o Khateeb diz em sua Khutbah, ou se o Khateeb comete um erro na recitação de um versículo que altera o significado, ou se ele omite uma frase de um verso, e assim por diante.

Outras razões em que o Imam pode falar por um propósito incluem problemas com os alto-falantes, em que o Imam possa falar com o engenheiro e pedir-lhe para ver o que está errado.

E Allah sabe melhor.

Islam Q & A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário