quinta-feira, 1 de março de 2012

CRESCIMENTO NAS MESQUITAS NOS EUA !

Mesquitas aumentaram 74% em dez anos nos EUA...
Noor Momade1 de Março de 2012 07:21
Mesquitas aumentaram 74% em dez anos nos EUA

(2012-03-01) Número de mesquitas passou de 1209, em 2000, para 2106 no ano transato. A maioria concentra-se na região de Nova Iorque e no Texas.

O número de mesquitas aumentou na última década a "velocidade incrível" nos Estados Unidos, mas nada indica que o integrismo esteja a afirmar-se na população muçulmana mais jovem, indica um documento sobre o islão na América.

Intitulado "Mesquitas 2011", o documento revela que existem atualmente 2106 mesquitas nos 50 estados e em Washington, ou seja um aumento de 74% em relação a 2000, quando existiam 1209.

A maioria situa-se na região de Nova Iorque (192), seguindo-se o Texas (166), a Califórnia do Sul (120) e a Florida (118). Até num estado absolutamente cristão, como Montana, onde menos de 1% da população não se declara assim, foram recenseadas duas mesquitas.

Elaborado pela associação Faith Communities Today (Comunidades de Fé Hoje), o relatório especifica como principal razão para este crescimento a chegada de imigrantes de países muçulmanos, do Iraque à Bósnia e de diversos Estado africanos.

A afluência crescente da comunidade é outra razão invocada para o surto de aparecimento de lugares de culto muçulmano.

Um dado tranquilizador para as autoridades americanas é que, naquele que é o primeiro recenseamento de templos islâmicos nos EUA pós-11 de Setembro de 2001, a esmagadora maioria dos seus imãs (87%) estima que o radicalismo islamita não cresce nos setores mais jovens. A principal preocupação dos líderes religiosos islâmicos é de trazerem até às mesquitas e de manterem em ligação com elas uma camada tentada pelo relativismo da sociedade americana. Uma sociedade que, segundo muitos dos líderes inquiridos,""é hostil ao islão".

Em comparação com o número de mesquitas, o Instituto Hartford de Pesquisa Religiosa recenseou mais de 320 mil igrejas cristãs, de todas as denominações, em território dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário