sábado, 24 de março de 2012

A CIÊNCIA DOS AHADITH !

Ali Yusuf 24 de Março de 2012 11:04
Vejamos agora, de maneira sucinta, as classificações dos ahadith: de acordo com a
Isnad (cadeia de transmissores);

A) Hadith Sahih (verídico) - é aquele cujo Isnad (cadeia de transmissores), se encontra completo, cujos membros do Isnad (cadeia de transmissores), sejam todos justos precisos e que não seja chaz e nem mualal.
B) Hadith Hassan (bom) - é aquele que se encaixa em todas as condições do Sahih, com exceção da precisão, é intermediário entre o Sahih e o Daif (fraco).
C) Hadith Daif (fraco) - é aquele que não se encaixa nos critérios do Sahih, e se dividem em:

1 - Mualak - Aquele em que se encontra oculto um ou mais transmissores do início da
cadeia.
2 - Murssal - Aquele em que o tabii relata diretamente do profeta, sem citar o sahabi
que transmitiu o hadith.
3 - Muudal - Aquele em que se encontra a omissão de dois ou mais transmissores
consecutivos.
4 - Munkatii - Aquele em que se encontra a omissão de um ou mais transmissores (sem que esse seja um sahabi), sem que no entanto sejam consecutivos.
5 - Mudalasi - O Mudalasi se divide em dois:
a ) Tad'lici al Isnad - é aquele em que um transmissor, omite quem lhe transmitiu e se refere apenas à pessoa que lhe transmitiu.
b ) Tad'lici Achuiukh - é aquele em que o transmissor se refere à pessoa que lhe
transmitiu ou pôr um apelido, ou pelo sobrenome que é pouco conhecido.
6 - Murssal Khafi - é aquele cujo transmissor diz ou insinua ter ouvido de uma pessoa
cujo encontro não é comprovado.
7 - Maudu - é aquele hadice que foi inventado.
8 - Munkar - Aquele cujo transmissor não é confiável pôr errar muito, ou pôr ser
distraído entre outros.
9 - Mualal - Aquele cujo transmissor cometeu algum erro na hora de transmitir o hadice, como pôr exemplo acrescentar partes imaginando que essas fazem parte do mesmo.
10 - Matruk - é aquele cujo transmissor é conhecido entre as pessoas como mentiroso, ou cujo hadith vai contra os princípios da religião.
11 - Mudrij - Aquele cujo transmissor narra determinado hadith e muda na seqüência de transmissores, colocando no lugar dos que lhe transmitiram esse ahadith, outros que lhe transmitiram um outro hadice; ou que ouve uma parte do hadith de um transmissor direto e o restante do hadith de um intermediário e que omite esse intermediário na hora de transmitir o hadith; ou que relata um hadice e acrescenta parte de outro hadith, sem, no entanto, indicar que esse acréscimo não faz parte desse hadice; ou que relata um hadith sem conhecer toda a seqüência de transmissores (cadeia de transmissores), e na hora de relatar ele acrescenta pessoas de uma outra seqüência de transmissores do qual ele faz parte, a fim de completar a seqüência.
12 - Maklub - Aquele em que o transmissor inverte as palavras do hadith, de modo a
modificar o seu significado, ou inverte o nome do transmissor, ou troca um transmissor pôr outro.
13 - Mazid Fi Mutassil al Isnad - Aquele em que se acrescenta um transmissor que não faz parte da cadeia, (cadeia de transmissores).
14 - Mudtarib - Aquele cujo transmissor narra o mesmo hadith de maneiras diferentes, ou aquele em que vários transmissores narram o mesmo hadith de maneiras diferentes.
15 - Mubham - Aquele cujo nome de um dos transmissores não é especificado, como pôr exemplo: Ouvi de um pessoa confiável, ou ouvi de meu professor, etc.
A tradicão (sunnah), do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de deus estejam
sobre ele), os companheiros (sahabas), obsevaram, memorizaram e escreverão a
tradição, que foi ditada ou práticada pelo próprio Profeta Muhammad (que a Paz e a
Bênção de deus esteja m sobre ele), três séculos depois da morte do Profeta
Muhammad (que a Paz e a Bênção de deus esteja m sobre ele), uma grande biblioteca de dito (hadith), com suas explicações, foi formada, além de uma biográfia feita pelos narradores desses ditos(ahadith).

"Realmente tendes no mensageiro de Deus um excelente exemplo a ser seguido."
(Alcorão Sagrado Surata Os Partidos versículo 21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário